As acções singulares, como é o caso das sessões comemorativas, já conquistaram por direito próprio um lugar importante no Plano de Actividades dos últimos Cursos da “Universidade” Sénior Padre Joaquim Espanca de Vila Viçosa, promovida pela Câmara Municipal, constituindo uma oportunidade de aprendizagem de natureza mais pontual.
É neste pano de fundo, que decorreu no dia 10 de Dezembro 2019, com início pelas 15 h 00, a Sessão Comemorativa do Dia Internacional dos Direitos Humanos, que foi realizada na sede da “Universidade” Sénior Padre Joaquim Espanca, em Vila Viçosa, que contou com a participação de um número expressivo de alunos. O Dia dos Direitos Humanos assinala o dia em que, em 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, reconhecendo o seu carácter universal e alienável.
Pretendeu-se com esta actividade, chamar a atenção para alguns aspectos relacionados com a defesa e a promoção dos ideais e valores da dignidade humana e dos direitos civis, políticos, culturais, económicos e sociais de cada ser humano. Concomitantemente, nesta iniciativa, dinamizada eloquentemente pelo Dr. Miguel Fidelmann, representante da Senhora Provedora de Justiça, o destaque foi para a realização de uma sessão informativa que permitiu uma reflexão a partir do eixo temático: “SENIORES PELOS DIREITOS HUMANOS”.
Como resultou bem claro pelo conferencista, fora da esfera dos vários instrumentos fundadores de protecção nacional e internacional dos direitos humanos, há um espaço para a prática participativa da sociedade civil e das organizações não governamentais. De facto, todos, independentemente da nossa idade, podemos desempenhar um papel activo na defesa dos Direitos Humanos, intrínsecos à nossa condição e dignidade de seres humanos.