12 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Redondo “sabe a importância do cantar aos Reis e do madeiro, por isso trabalhamos para manter vivas as tradições”, diz vereador José Portel (c/som)

Decorreu no passado domingo, 5 de janeiro, mais uma edição do Cantar aos Reis, em Redondo.

A Rádio Campanário acompanhou a iniciativa e falou com José Portel, vereador da Câmara Municipal de Redondo, que começa por referir que “é mais um ano em que se cumpre a tradição no nosso concelho”.

O vereador relata aos nossos microfones que a tradição começa logo pela manhã com “com a receção da Banda Filarmónica Municipal Redondense”. Este ano “tivemos a transmissão de parte do programa da RTP1, em direto de Redondo, onde estiveram 10 grupos locais que cantaram aos Reis”, refere o autarca.

José Portel considera “hábito terminarmos em frente aos Paços do Concelho, próximo do lume de Natal, onde os Cantadores de Redondo e as Cantadeiras tiveram oportunidade de nos brindar com os seus cantares”.

O vereador refere que os grupos de cantares presentes na iniciativa “cantaram e encantaram com algumas das cantigas alusivas a esta quadra”.

Questionado pela RC sobre a tradição do madeiro de Natal, José Portel afirma que “fazemos questão de manter a tradição do madeiro a arder viva”, acrescentando que “desde o dia 23 de dezembro que o temos aceso”. O vereador refere que “são muitas as pessoas que se juntam em torno do madeiro, desde os habitantes a todos aqueles que nos visitam”.

 Para José Portel, a Câmara Municipal de Redondo “sabe da importância de manter vivas as nossas tradições e é para isso que trabalhamos”.

 

Populares