18.1 C
Vila Viçosa
Domingo, Novembro 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Requalificação da Fortaleza de Juromenha à distância da aprovação da Assembleia Municipal de Alandroal (c/som)

A Fortaleza de Juromenha foi integrada na segunda fase do programa REVIVE do Governo Português.

Neste sentido a Rádio Campanário procurou saber junto de João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal, em que ponto está a tão desejada recuperação do monumento.

Aos nossos microfones João Grilo refere que “estão neste momento ultrapassados todos os obstáculos, faltando apenas um, que não quero considerar como obstáculo”, explicando depois que “trata-se da aprovação pela Assembleia Municipal do financiamento para que possamos avançar”.

Para o autarca, o voto favorável da Assembleia “é a garantia de que podemos avançar com a obra sabendo que iremos ter os recursos para a concluir”.

Relativamente aos valores envolvidos, João Grilo lembra que “falamos de um investimento total de 5M de euros, sendo 3.5M de euros assegurados pelos fundos comunitários, o Banco Europeu de Investimento também nos garante 800 mil euros com uma taxa de juros 0% e aprovados pelo FAM”.

Segundo o edil “a Câmara apenas terá de realizar um reembolso de cerca de 70 mil euros durante 13 anos”, daí que afirme “não vejo qualquer razão para que a Assembleia Municipal não aprove este financiamento”.

João Grilo deixa a garantia de que “este empréstimo em nada interfere com os nossos limites de endividamento em função dos compromissos que temos de cumprir”, acrescentando que “mais que isso, temos de ter presente que o investimento feito em Juromenha irá gerar receitas para o Município muito superiores aos gastos que iremos ter”.

Questionado pela RC sobre prazos, o autarca refere que “se tudo for aprovado a obra arrancará ainda em 2020, já estamos a preparar o caderno de encargos”.

Populares