A Expo Alentejo decorre em Elvas até ao próximo dia 2 de fevereiro, o certame visa promover o que de melhor se faz no Alentejo, aproveitado a proximidade com a vizinha Espanha, de modo a atrair visitantes e a divulgar a região no país vizinho.
Presente na cerimónia de inauguração esteve António Ceia da Silva, presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, que aos microfones da RC começa por referir “que se trata de um evento que se realiza num ponto estratégico”.
O presidente da Turismo do Alentejo considera que “dada a sua proximidade com a Extremadura espanhola, Elvas é uma porta de entrada a muitos visitantes”.
Ceia da Silva afirma que “reunir todo o Alentejo numa exposição, do ponto de vista promocional, é uma ideia excelente da autarquia”, acrescentando que “a presença de inúmeros municípios e agentes privados é a prova concreta dessa resposta”.
“Do ponto de vista da restauração e da animação turística o mercado espanhol assume papel importante no desenvolvimento do Alentejo”
António Ceia da Silva
O presidente refere que “do ponto de vista das dormidas o mercado da Extremadura espanhola não me parece que apresente muito potencial para o Alentejo, mas do ponto de vista da animação turística e da restauração assume um papel importante”. Considerando assim “uma oportunidade única para divulgar a nossa gastronomia”, algo que “os espanhóis adoram”.
Ceia da Silva volta a referir que “Elvas é um local por excelência para apostar nos mercados espanhóis”, dada a sua proximidade.
O presidente considera que para “uma primeira edição ter aqui 22 municípios representados é muito bom”.