A vila de Mourão recebeu entre os dias 24 de janeiro e 3 de fevereiro, as Festas em Honra de Nossa Senhora das Candeias.
Domingo, dia 2 de fevereiro, no feriado municipal, decorreu a grandiosa e imponente procissão com a imagem da Santa Padroeira, abençoando as ruas da vila alentejana, e muitos foram os filhos da terra e restantes devotos que fizeram questão de acompanhar o percurso.
A Rádio Campanário esteve presente e falou com Maria Clara Safara, presidente da Câmara Municipal de Mourão, que começa por referir tratar-se da “festa da nossa Padroeira, é o feriado municipal”.
Maria Clara Safara refere considera que “todos os mouranenses e todos os devotos de Nossa Senhora das Candeias estamos de parabéns por esta demonstração de fé a Nossa Senhora das Candeias”.
Visivelmente emocionada, a autarca relata aos microfones da RC, toda a sua devoção para com Nossa Senhora das Candeias, referindo que “desde que me lembro que participo neta festa, mesmo quando andava a estudar e a festa calhava de semana, fiz sempre questão de estar presente”.
“É sempre um dia especial, pois é o dia em que a nossa padroeira sai para abençoar as ruas da nossa vila”
Maria Clara Safara
A presidente refere ainda que “os emigrantes fazem questão de estar presentes, bem como as pessoas que estão espalhadas pelo país e todos aqueles que não sendo de Mourão são devotos de Nossa Senhora das Candeias”.
Questionada pela RC sobre o facto de ser a autarquia a assumir a responsabilidade das festas, Maria Clara Safara explica que “desde que não existe comissão de festas que a Câmara Municipal assumiu esta responsabilidade de organizar a romaria”, no entanto, “um dia que volte a existir comissão de festa a autarquia terá todo o gosto em colaborar e apoiar, mas passará a responsabilidade para a respetiva comissão”.
{gallery}mourao_sracandeias_2020{/gallery}