O programa Ferrovia 2020, que previa a renovação das linhas de comboio portuguesas até ao final do ano, 4 anos depois do anúncio do projeto, apenas 11% da obra está concluído.
Apenas 1 empreendimento se encontra totalmente concluído, a renovação integral de via do troço Alfarelos-Pampilhosa e outros 2 encontram-se prestes a ficar, os troços de Caíde-Marco, na linha do Douro e Nine – Viana do Castelo, na linha do Minho.
Neste projeto existem mais 17 empreendimentos, e uma das poucas obras em construção é a nova linha de Évora – Elvas e a modernização dos troços de Viana do Castelo – Valença e Covilhã – Guarda.
Segundo contas do Jornal Público, dos 1193 quilómetros de linha de comboio programados, apenas 11% ficaram concluídos, sendo que, dos 2700 milhões de euros prometidos pelo governo para o programa apenas 330 milhões foram mobilizados.
O vice-presidente da Infraestruturas de Portugal, Carlos Fernandes revelou em entrevista ao Dinheiro Vivo que a nova data prevista para a conclusão das obras do Ferrovia 2020 é 31 de dezembro de 2023.