12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

A6 fica fora dos descontos anunciados pelo Governo. Autarca de Évora espera que seja “um lapso que seja corrigido”

O Governo anunciou durante esta semana reduções e descontos em quase todas as autoestradas de Portugal. Acontece que a região Alentejo ficou de fora destes descontos, levando muitos a considerar a decisão como incompreensível, especialmente no caso da A6. 

Carlos Pinto de Sá, autarca de Évora, para além de considerar a decisão incompreensível, refere esperar tratar-se de um lapso que venha a ser corrigido. 

Para o autarca a A6 é uma via importante no desenvolvimento da região, permitindo a ligação com Espanha, e como tal não pode ficar de fora da medida aprovada pelo Governo. 

O edil lembra que este Governo tem excluído o Alentejo de algumas medidas que tem lançado, dando como exemplo os apoios concedidos para a cultura, que no Alentejo diminuíram 8%. 

A autoestrada A6 liga a Marateca, concelho de Palmela (Setúbal), a Caia, no concelho de Elvas (Portalegre), junto à fronteira com Espanha. 

A medida, segundo a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, “vai ser posta em prática no terceiro trimestre deste ano e reflete-se num desconto de quantidade para os veículos classe 1 e classe 2”. Ana Abrunhosa exemplificou que “do oitavo dia até ao 15.º dia haverá um desconto de 20% e, a partir do 16.º dia até ao final do mês, será um desconto de 40%”. 

As sete autoestradas abrangidas pela medida são a A4, A24, A28, A25, A23, A13 e A22, antigas SCUT e estes descontos beneficiam os residentes ou os que se deslocam frequentemente às regiões, quer em termos de atividade económica ou turística. 

Relativamente ao transporte de mercadorias, os descontos vão ser aumentados dos 30% para os 35% de dia e de 50% para 55% à noite. A ministra anunciou ainda um desconto para os transportes de passageiros, que até agora não existiam, e que passam a ser iguais às percentagens dos transportes de mercadorias. 

Populares