António Lacerda Sales, Secretário de Estado da Saúde, garantiu hoje, em conferência de imprensa, que “não haverá falta de resposta” relativamente à necessidade de equipamentos, como ventiladores e monitores.
O Secretário de Estado da Saúde questionado sobre o avião Airbus 340 que deveria ter saído do Aeroporto de Beja para ir buscar materiais, mas que ainda não descolou, refere que estão a ser estudadas “um conjunto de respostas, que são adaptadas caso a caso e com o dinamismo que o próprio surto vai tendo”.
Acrescenta ainda que “o mercado interno não é suficiente e necessitamos de ir ao exterior buscar respostas”. Explica que está a ser reforçada a capacidade de respostas na saúde, indo buscar materiais ao exterior, “nomeadamente à China também”.
Sobre a descolagem do avião, aponta que “eventualmente poderá chegar domingo, esse ou outro avião”, mas garante que “no princípio da semana o plano já estará articulado, nomeadamente a chegada de materiais para podermos dar resposta àquilo que são as nossas necessidades”.