O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) lança o programa “Apoio Maior” que pretende dar resposta ao apoio comunitário de pessoas em isolamento.
A região Alentejo vai ser o território piloto a avançar com a medida de voluntariado jovem para apoiar as comunidades desfavorecidas e vulneráveis no período de isolamento.
A pandemia provocada pela COVID-19 e as suas medidas de mitigação levaram ao isolamento de muitas pessoas desprotegidas que têm sido apoiadas pelas autarquias locais.
Nesse sentido, a Direção Regional do IPDJ Alentejo em parceria com Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) lança esta iniciativa que pretende reforçar as respostas que estão no terreno, sobretudo no apoio à distribuição de bens alimentares e medicamentos, bem como no esclarecimento de dúvidas à comunidade.
Estes jovens, que podem também auxiliar no esclarecimento de dúvidas por via telefónica ou Internet, vão beneficiar de formação, seguro e uma bolsa de apoio diária.
Os interessados devem ter entre os 18 e 30 anos, disponibilidade para este programa de voluntariado e identificação com a resposta que está a ser realizada na sua freguesia.
As candidaturas são feitas através do portal programas.juventude.gov.pt.
Para mais informações os jovens devem procurar os canais de comunicação do IPDJ e das Juntas de Freguesia.