A Alentejo de Excelência está nesta semana a fazer a entrega de um conjunto de 70 termómetros de infravermelhos aos Hospitais de Évora, Beja, Portalegre e Santiago do Cacém, adquiridos no âmbito da campanha de recolha de fundos lançada em março que tinha como objetivo contribuir no combate à COVID-19.
Segundo Henrique Sim-Sim, Presidente da Alentejo de Excelência, “esta campanha foi lançada dia 21 de Março e durou apenas 9 dias, pois queríamos rapidamente encomendar os equipamentos e entregar os mesmos nos 4 hospitais do Alentejo. Felizmente, o surto teve uma evolução mais lenta que as previsões iniciais e os equipamentos chegam agora numa fase mais tranquila mas continuam a ser de muita utilidade para prevenção do contágio dos profissionais de saúde que estão na linha da frente, quer na atualidade quer na próxima vaga de COVID19”.
Ainda segundo este responsável da Alentejo de Excelência “a nossa associação tem já uma longa tradição de ações de solidariedade, colaborando com diversas instituições na área da educação, da deficiência, de apoio ao idoso entre outras, sendo no entanto esta uma campanha única por abranger e apoiar em simultâneo 4 instituições de saúde na região Alentejo.”
A Alentejo de Excelência entregou no dia 29 de abril as primeiras 25 unidades no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), tendo a entrega sido formalizada por dois membros da direção da associação, Henrique Sim-Sim e Frederico Carvalho, junto do Administrador do HESE, Dr. Luís Cavaco.
Foram também entregues outras 15 unidades ao Hospital Dr. José Maria Grande em Portalegre, estando previsto entregar as restantes 30 unidades em Beja e Santiago do Cacém na semana de 4 de maio.
A necessidade destes equipamentos foi sinalizada logo no inicio do desenvolvimento da pandemia por vários hospitais uma vez que medição da temperatura dos doentes é uma das formas mais comum de proceder à sinalização de potenciais casos de COVID19, sendo por isso fundamental que os profissionais de saúde tenham acesso a este tipo de equipamento sem contacto, evitando assim possibilidades de contágio por esta via.
Henrique Sim-Sim refere ainda que “este contributo é uma forma da sociedade civil de base dizer presente e de apoiar solidariamente as nossas instituições e os profissionais de saúde que estão na linha da frente, não podendo nós deixar de agradecer às cerca de 50 pessoas e às 12 empresas e organizações da região que contribuíram financeiramente para que esta doação fosse agora concretizada.”
A Alentejo de Excelência continua em contacto com as organizações da região, disponibilizando-se para apoiar, na medida da sua possibilidade, a superação da crise sanitária, económica e social que está em curso.