Segundo a meteorologista Ângela Lourenço, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em declarações à RC, as previsões para o Alentejo, nomeadamente os distritos de Beja, Évora e Portalegre são de alguma instabilidade ao longo da semana.
Para o dia de hoje, 4 de maio, refere que haverá o “regresso das nuvens que no Alto Alentejo poderão dar precipitação fraca”. Vai sentir-se uma descida de temperatura que será “acentuada” nas regiões “mais perto do mar”. Relativamente às regiões do interior não se fará sentir tanto.
Nos próximos dias e até quinta-feira, dia 7, irão manter-se “algumas nuvens” e uma gradual “nebulosidade, neblina ou nevoeiro matinal”. A descida nas temperaturas será entre 5 a 8 graus, esperando-se “máximas na ordem dos 23º, 24º ou 25º”.
Na quinta-feira é possível que se volte a atingir os 30º. Porém essa subida de valores na “ordem dos 28º, 29º ou 30º será de pouca duração porque se prevê uma descida na sexta-feira”.
No dia 8 de maio, sexta-feira, a situação será “ligeiramente diferente e, possivelmente, poderão surgir trovoadas mais no interior, perto da fronteira, e associadas com precipitação localmente mais intensa”.