12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo retoma consultas, exames, cirurgias e atos clínicos programados

Em comunicado o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE (ULSBA) “inform que está a retomar, de forma gradual e progressiva, a atividade programada – consultas, exames, cirurgias e outros atos clínicos – que estavam suspensos na sequência da pandemia por Covid-19, mantendo a resposta e a capacidade de atendimento em segurança de todos os doentes e profissionais”.

Para este regresso da atividade a ULSBA pede que haja “distanciamento entre pessoas nos espaços e salas de espera, através da redução do número de lugares, no Hospital e nos Centros de Saúde”.

Apela ainda ao cumprimento do horário marcado para as consultas ou exames e que os utentes se desloquem “às unidades de saúde apenas com 5 ou 10 minutos de antecedência” vito o “número de pessoas na sala de espera” ser limitado.

“Nestas situações, pedimos a todos os utentes que apenas se façam acompanhar se for estritamente necessário e apenas por uma pessoa. Para impedir aglomerados, os utentes ou acompanhantes poderão ter de permanecer no exterior do edifício e, neste caso, deverão estar atentos e aguardarem que os chamem.

Outra medida importante para garantia da segurança de todos, e cumprindo as orientações da Direção-Geral da Saúde, é o uso de máscara de proteção à entrada dos edifícios da ULSBA, ou seja, no Hospital, Serviços de Urgência Básica de Castro Verde e Moura, Centro de Diagnóstico Pneumológico e nos Centros de Saúde”.

Relembra ainda “deverão continuar a ser privilegiados os canais alternativos de contacto(email e telefone) entre as equipas de saúde e os utentes, devendo as idas às unidades de saúde ser reduzidas para atos que não possam ser resolvidos sem ser presencialmente”.

Quanto aos dadores de sangue, “o Serviço de Imunohemoterapia disponibiliza a possibilidade de agendar a dádiva, com dia e hora definidos, de forma a evitar aglomeração de pessoas”.

“Apelar ainda aos utentes que se encontrem sob medidas de vigilância e confinamento no domicílio, impostas pela autoridade de saúde pública, que respeitem, em todos os momentos, essa necessidade de isolamento, protelando os atos médicos que tivessem programado durante esse período. Nesta fase, vão continuar suspensas as visitas e acompanhantes nos serviços de internamento”.

Populares