Pela Misericórdia de Deus e apesar da minha indignidade, estarei na Cova da Iria nos próximos dias 12 e 13 de Maio, representando o sul de Portugal, ou seja, a Província Eclesiástica de Évora. A todos levarei no meu coração e na minha oração; as três dioceses do Sul (Évora, Beja e Faro), irmanadas no Seu Senhor, o Belo e Bom Pastor, e nos seus pastores.
Terei comigo todas e cada família, com os seus casais, idosos, jovens e crianças, estando sempre em primeiro lugar os doentes e os que vivem a provação, pela míngua de recursos para «o pão nosso de cada dia». Pedirei ao Deus da Vida, por intercessão da Mãe do Verbo Incarnado, por todos os profissionais da saúde, todos os que socorrem, entre os quais os “Soldados da Paz”; os que cuidam dos idosos, doentes e pessoas com deficiência, prestando-lhe toda a assistência e apoio incluindo social, psicológico e espiritual. Assim, lá estarão os nossos Hospitais, Centros de Saúde, Clínicas, Serviços de Cuidados Continuados e outros serviços de saúde.
As novas gerações serão colocadas aos pés de Maria para que Ela as guarde e não permita que nada nem ninguém lhe roube a Esperança. Serão os Pastorinhos, Francisco e Jacinta Marto, testemunhas e garantes da consagração dos nossos jovens, adolescentes e crianças. Que se juntem a nós os Pais, os Avós e Bisavós.
Serão peregrinos de Fátima, neste contexto tão inesperado e diferente, devido à pandemia do Corona Vírus Covid-19, o Pré-Seminário e os Seminários, o Instituto Superior de Teologia, as Paróquias, as Ordens e Institutos Religiosos, os Consagrados e Consagradas, os Movimentos Eclesiais, as Associações de Fiéis, entre as quais as Irmandades das Santas Casas das Misericórdia e as Confrarias e Associações de Vida Cristã; estarão os Centros Sociais e Paroquiais e todas as obras socio-caritativas; estarão as Escolas católicas com todas as outras, bem como as Universidades e Institutos Politécnicos; os meios de Comunicação Social da Igreja com todos os outros e com os Departamentos e Secretariados dedicados à vida pastoral.
Unido aos pastores, Bispos e Presbíteros, seremos um com os Diáconos, Religiosos e com os leigos; Povo de Deus em comunhão, peregrinos da Jerusalém Celeste, num renovado “Sim” à Palavra de Deus, aprofundado em Maria e na sua cátedra de Mãe e Mestra, percetível por todos, sobretudo pelos simples e humildes, através da Sua Mensagem deixada aos Pastorinhos na Cova da Iria.
Afim de prepararmos juntos a peregrinação aniversária dos dias 12 e 13 de Maio deste ano de 2020, convido-vos a todos para dia 11 de Maio, segunda-feira, pelas 21h30, vivermos juntos uma vigília de oração, celebrada na capela da Casa Arquiepiscopal e transmitida online pela página da Arquidiocese, na qual, com Maria, meditaremos os mistérios gozosos do Rosário e com Ela iremos ao Seu Divino Filho ressuscitado na Eucaristia de quem receberemos a reconfortante e fortalecedora Bênção; nesse momento de Bênção lembraremos ao Senhor as centenas e centenas de peregrinos que por esta ocasião caminhavam a pé, desde o sul de Portugal até ao Santuário de Fátima, altar do mundo. Que o Senhor continue a fortalecer os peregrinos de Fátima, porque estarão lá todos comigo, no cumprimento da mensagem de Fátima: «oração e penitência».
Com estima e apreço, imploro para todos a bênção de Deus.
+ Francisco José Senra Coelho, Arcebispo de Évora