15.9 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

COVID-19: Castro Verde com programa para dinamizar comércio e restaurantes

O município de Castro Verde vai promover um programa para dinamizar e incentivar compras no comércio tradicional e a procura de restaurantes para responder aos “efeitos negativos gerados pela COVID-19” na economia do concelho.

Em comunicado enviado à Lusa, a Câmara de Castro Verde, distrito de Beja, refere que “os reflexos económicos e sociais decorrentes da resposta coletiva à pandemia de COVID-19 são bem evidentes no domínio da economia” do concelho.

Segundo a autarquia, as regras que determinaram o fecho de estabelecimentos comerciais e restaurantes no quadro do estado de emergência que vigorou durante 45 dias em Portugal,”produziram um conjunto de efeitos negativos na geração de rendimento e na situação de emprego de microempresas, muitas das quais de natureza familiar”.

Agora, o levantamento de medidas de confinamento decidido pelo Governo “dá início a um processo de reabertura” de estabelecimentos comerciais e restaurantes, ainda que obedecendo “a um conjunto de restrições e condições”, e o município decidiu lançar o programa para “responder aos efeitos negativos gerados pela pandemia de COVID-19 na economia local”.

Através do Programa de Dinamização do Comércio Local no Contexto da Pandemia de COVID-19, o município pretende “incentivar as compras no comércio tradicional e a procura da restauração, fomentando a dinamização da economia”.

O programa vai decorrer entre sexta-feira e dia 31 de outubro e incluir dois concursos, um relativo a estabelecimentos comerciais, designado “Compro em Castro!”, e outro a restaurantes, intitulado “À Mesa em Castro”.

Os estabelecimentos comerciais e restaurantes aderentes vão estar identificados com os logótipos dos concursos e receber gratuitamente do município cupões devidamente numerados e que deverão facultar aos clientes por compras realizadas e para poderem participar em sorteios de prémios, explicou.

Os clientes terão direito a um cupão por cada 20 euros em compras nos estabelecimentos comerciais e por cada 10 euros gastos nos restaurantes aderentes.

Segundo a autarquia, os cupões deverão ser depositados num recetáculo próprio no Centro de Promoção do Património e Turismo de Castro Verde e serão realizados cinco sorteios mensais por concurso, cada um deles no primeiro dia de cada mês, entre julho e novembro.

Os prémios dos concursos são conjuntos de vales de 25 euros e em valores totais de 500 (1.º prémio), 250 (2.º prémio), 125 (3.º prémio), 75 (4.º prémio) e 50 euros (5.º prémio), para serem utilizados no comércio e restaurantes aderentes até 1 de dezembro deste ano.

Populares