17 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Produção de vinho no Alentejo atinge este ano cerca de 110 milhões de litros “com uma qualidade boa”, segundo presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (c/som)

“Ainda não estão determinadas as contabilizações mas o que se prevê é que a quantidade de vinho produzida no Alentejo seja muito idêntica àquela que existiu no ano passado na ordem dos 110 milhões de litros de vinho produzido”.

Às declarações foram proferidas à Rádio Campanário pela presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), Dora Simões.

Relativamente à qualidade do vinho, a presidente da CVRA assegurou que “embora tenha havido um período de chuvas intensas, o Alentejo não foi tão fustigado como outras regiões vitivinícolas de Portugal, mas prevê-se uma qualidade boa no que diz respeito aos brancos e também nos tintos”.

O Alentejo “não é uma região com grandes excedentes de vinho mas consegue corresponder ao que é necessário para a exportação e para a venda no mercado nacional”, realça Dora Simões.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Dora%20simoes14nov14.MP3{/play}

O Alentejo é a região líder no mercado nacional, quer na quota de mercado em volume (44,9%), quer em valor (46,7%), segundo os dados da ACNielsen, na categoria de vinhos engarrafados de qualidade com classificação DOC (Denominação de Origem Controlada) e IG (Indicação Geográfica).

Os vinhos do Alentejo juntam 263 produtores e 97 comerciantes, numa área total de vinha de 21.970 hectares, sendo de 11.371 hectares a área total de vinha aprovada para DOC Alentejano.

O Alentejo tem oito sub-regiões vitivinícolas: Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja.

Populares