A cultura é, talvez, o que melhor define um povo e um país. É a maior e mais rica herança que se passa de geração em geração. É a marca que nos diferencia e torna únicos, sendo também sinónimo de conhecimento, história e memória.
“Alandroal ConVida – Cultura em Casa” é este o mote do evento que vai acontecer durante quatro meses no concelho de Alandroal.
O município, adaptando-se à situação de pandemia, desenvolveu um programa de oferta cultural entre os meses de junho a setembro.
“Alandroal ConVida – Cultura em Casa” vai levar atividades culturais diversas a todas as casas ou até às ruas das aldeias de todo o concelho, sempre com as questões de segurança e distanciamento social como prioridade”, refere o município.
Não sendo possível as pessoas dirigirem-se ao Fórum Cultural, local onde aconteceria o evento, “vai o Fórum Cultural até casa das pessoas com diferentes expressões musicais, poesia, teatro e outras expressões artísticas”.
Todos os momentos do programa terão transmissões em direto.
Paralelamente podem acontecer pequenos eventos de música, teatro ou cinema ao ar livre, um pouco por todo o concelho. O município não excluí a hipótese de poderem acontecer sessões presenciais em sala, mas de forma pontual e com todas as normas de segurança obrigatórias.
O presidente da autarquia, João Grilo, refere que “embora uma grande parte dos recursos deste ano que estavam reservados para espetáculos e festividades tenham sido aplicados na prevenção e mitigação da pandemia, é fundamental não deixar morrer a atividade cultural e apoiar artistas locais e convidados que continuam a precisar de atuar e ser pagos para isso e, ao mesmo tempo, levar até casa das pessoas ou a espaços abertos de proximidade uma oferta cultural diversificada nos meses de verão”.