O Centro Comercial Évora Shopping é um dos nove centros comerciais que o Novo Banco pretende vender rapidamente.
Recorde-se que o Centro Comercial de Évora foi entregue ao BES por falta de pagamento de empréstimos.
A fim de obter mais informação sobre o futuro do Centro Comercial eborense, a Rádio Campanário contatou o Grupo de Amigos do Évora Shopping que não se quiseram pronunciar remetendo declarações para mais tarde.
Segundo conseguimos apurar o banco contratou várias consultoras imobiliárias a operar em Portugal para negociarem estes shoppings, a maior parte dos quais estão à venda há já alguns anos no site do BES Imóveis, lado a lado com casas ou terrenos, e sem qualquer sucesso.
Para além do Évora Shopping, em igual situação está o Campera, no Carregado, o Beloura Shopping, em Sintra, o Leiria Retail Park, o Ferrara Plaza, em Paços de Ferreira, o Lago Discount, em Vila Nova de Famalicão, o Trindade Domus, no Porto, o Acqua Roma, em Lisboa, e o Grijó Outlet, em Vila Nova de Gaia.
Avaliado em 60 milhões de euros e com inauguração prevista para o final de 2013, o Évora Shopping vê um difícil retomar da obra, estando em processo de execução devido às elevadas dívidas e incluído nos fundos de recuperação de ativos imobiliários que o banco geria.
O novo espaço comercial instalado na cidade de Évora previa a criação de 600 posto de trabalho, sendo apontado na altura, como o único centro comercial a abrir em Portugal.