O Auditório da Biblioteca Municipal José Saramago, em Avis, vai receber, no próximo dia 23 de junho, das 14h30 às 17h30, a ação de sensibilização “Salvaguarda do património arqueológico em contexto de práticas agrícolas”, organizada pela Direção-Regional de Cultura do Alentejo, com o apoio do Município de Avis.
No contexto de práticas agrícolas que trazem consigo alterações ao uso e ocupação do solo, nomeadamente quando se tratam de culturas intensivas, é necessário preservar e salvaguardar o património arqueológico existente nestes terrenos.
Esta sessão tem como principais objetivos informar e sensibilizar para as boas práticas de salvaguarda patrimonial, em contexto de projetos agrícolas e contribuir para articular procedimentos eficazes na emissão de pareceres e análise, numa perspetiva de salvaguarda preventiva, visando assegurar uma atuação comum que permita evitar danos patrimoniais, promovendo as mais valias destes valores na atividade e no espaço agrícola.
A ação de sensibilização é destinada a chefias e técnicos autárquicos (licenciamentos, ordenamento do território, património); funcionários de Juntas de Freguesia; agricultores/associações de agricultores.
De forma a respeitar as medidas preventivas devido ao COVID-19, as inscrições nesta sessão estão limitadas a 15 participantes, devendo os mesmo efetuar inscrição prévia através do email: ddsc@cm-avis.pt.