O Nucelo Museológico de Avis reabre as suas portas amanhã, 23 de junho, ao público. O Núcleo é constituído pelo Centro Interpretativo da Ordem de Avis e pelo Museu do Campo Alentejano, ambos instalados em frações do edifício do Convento de São Bento de Avis.
De acordo com a informação disponibilizada, estes espaços passarão a disponibilizar audioguias, que permitem aos visitantes aceder ao conteúdo das exposições de longa duração, fazendo a visita a estes espaços de forma autónoma. Neste momento os conteúdos estão apenas disponíveis em português, mas em breve contarão também com a versão em inglês.
Em cumprimento das recomendações da Direção Regional de Cultura do Alentejo, devido à pandemia por COVID-19, a visita a estes espaços deverá respeitar um conjunto de procedimentos: a visita tem um circuito pré-estabelecido (com início e fim assinalados), quando o visitante terminar a visita ao Centro Interpretativo da Ordem de Avis e passar para o Museu do Campo Alentejano não poderá voltar atrás; os visitantes devem desinfetar as mãos com a solução desinfetante disponibilizada na entrada e na saída dos espaços museológicos; os visitantes devem adotar as medidas de etiqueta respiratória (evitar tossir ou espirrar para as mãos; tossir ou espirrar para o antebraço ou manga, com o antebraço fletido ou usar lenço de papel; higienizar as mãos após o contato com secreções respiratórias); uso obrigatório de máscara nos espaços fechados; manter distância social de segurança (2 metros) entre os visitantes e os trabalhadores; não se realizam visitas guiadas; a visita seguinte só pode acontecer quando a anterior terminar e após a desinfeção do espaço; só é permitida a permanência de um visitante de cada vez na receção, para adquirir o bilhete; cada visita tem uma lotação máxima de 5 pessoas e pertencentes ao mesmo agregado familiar.
O Centro Interpretativa da Ordem de Avis e o Museu do Campo Alentejano estão abertos ao público de 3ª a 6.ª feira, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h00.