Portalegre vai transformar-se na capital nacional do todo-o-terreno, ao receber a 34ª edição da Baja 500 Portalegre, prova unanimemente reconhecida como a melhor em Portugal e uma das melhores da Europa., de 5 a 7 de Novembro de 2020.
Os fãs das provas todo-o-terreno não podem perder a Baja Portalegre 500 que se disputa nas competitivas pistas alentejanas há três décadas, na mais tradicional prova da modalidade da Península Ibérica.
A Baja de Portalegre 500 é organizada pelo ACP e pontua para diversas competições todo-o-terreno.
Esta 34ª edição ficará também marcada pelas alterações a que a prova terá que ser sujeita devido à pandemia de Covid 19.
Orlando Romana, um dos responsáveis pela organização da prova, já veio dizer que apesar de “manter-se o figurino da prova, terão que ser feitas algumas alterações, nomeadamente no que diz respeito ás zonas onde habitualmente fica o público”.
“Devido à situação que estamos a viver na zona que recebe o público vão ter que ser feitos alguns cortes, o que fará com que este ano tenhamos menos público”, adiantou.
Quanto à prova propriamente dita, “prevê-se uma paragem em Ponte de Sôr logo no primeiro dia da prova, seguida de um troço, enquanto que para sábado e domingo, dias 06 e 07 de novembro, estão previstos dois troços para automóveis e possivelmente, dois troços para motas”, concluiu.
A Baja Portalegre 500 faz parte da Taça do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno da FIA – Federação Internacional do Automóvel, bem como da Taça do Mundo de Bajas da FIM. Esta prova é disputada nas categorias Automóvel, Moto, Quad e SSV, e a sua qualidade e competitividade são confirmadas pela presença ano após ano dos mais importantes pilotos internacionais.
A Baja 500 Portalegre foi a primeira competição de todo-o-terreno organizada em Portugal, em Junho 1987, com base na cidade de Portalegre.