12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“A Adega Cooperativa de Borba é um caso de sucesso; uma mais valia neste setor desafiante que é o vinho” diz Dir. Nuno Brito(c/som)

Fundada em 1955, as raízes da Adega de Borba remontam a um passado ainda mais longínquo no qual Portugal não era considerado reino.

A vinha está presente no Alentejo há mais de 3.000 anos mas foi a partir do século XVIII que a produção de vinho em Borba floresceu, contribuindo para um acentuado crescimento económico e social da região.

A Adega Cooperativa de Borba é referência no setor dos vinhos a nível nacional e internacional e é, de forma recorrente, distinguida através da recepção de variadíssimos prémios.

À margem da sessão de abertura da Festa da Vinha e do Vinho, que decorre em Borba até ao próximo domingo, a Rádio Campanário falou com o Diretor da Adega Cooperativa de Borba, Nuno Brito.

A Adega Cooperativa de Borba tem papel de destaque no setor vitivinícola do concelho e por isso, o seu Diretor, a propósito do Certame da festa da Vinha e do Vinho considera “estas iniciativas são vitais para a Região” sublinhando que a Adega Cooperativa de Borba tem “responsabilidades no desenvolvimento do setor do vinho no concelho de Borba e nos concelhos limítrofes.”

Nos objetivos da Adega Cooperativa de Borba está o “crescimento e o posicionamento de qualidade dos vinhos” adiantou Nuno Brito que realça que “desde a primeira hora nos mostrámos disponíveis para participar e colaborar neste evento.”

A sua estratégia passa por tentar “captar a atenção dos turistas e dos consumidores a virem conhecer os vinhos e os vários negócios que existem em Borba.”

A Adega Cooperativa de Borba, pioneira na produção sustentável do vinho, é exemplo nesta temática. Em relação a esta matéria Nuno Brito refere “tem sido um trabalho de vários anos para conseguir atingir a meta desse referencial da CVRA.”

“Achamos que só com sustentabilidade económica, social e ambiental conseguiremos que este negócio seja um negócio de futuro” destacou ainda o Diretor.

Esta Adega, representa 85% da produção de vinho do concelho de Borba, o que para Nuno Brito “é um caso de sucesso , na cooperação, de partilha de projetos económicos; tentamos ser uma mais valia neste setor desafiante que é o vinho.”

A Adega de Borba posiciona-se hoje como uma marca global e cosmopolita, com raízes num legado que ultrapassa largamente os seus 66 anos de história, capaz de responder às várias exigências dos mercados. Procura bem servir os consumidores, promovendo a notoriedade dos vinhos que produz, garantindo a sua qualidade, genuinidade e características do terroir de Borba, no respeito da sustentabilidade ambiental e social que resulta do seu caráter cooperativo.

Populares