12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“A ampliação do PACT vai acolher 60 novas empresas e metade do edifício já está ocupado” diz Soumodip Sarkar, Presidente executivo do PACT(c/som e foto)

As obras de ampliação do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), em Évora, já arrancaram, num projeto de quase nove milhões de euros “assinado” pelo arquiteto Carrilho da Graça.

Para assinalar o arranque desta ampliação foi hoje plantada a Primeira Árvore do PACT 2.0, o projeto de ampliação do PACT, com a assinatura do Arquiteto Carrilho da Graça.

Um investimento de quase 9 milhões de euros que inclui a construção de 4 novos edifícios contíguos ao atual.

A Rádio campanário esteve presente e falou com o presidente executivo do parque, Soumodip Sarkar,  que nos referiu “tem uma importante que vai para além de ter mais uma empresa” acrescentando “que a empresa tem um prazo para concluir a obra em Abril de 2022.”

Soumodip Sarkar disse ainda que na fase 2.2 está previsto um projeto ainda mais ambicioso cujos concursos vão agora ser lançados, esperando que em maio de 2023 estejam os dois projetos, o 2.1 e o 2.2, completos.

O espaço tem capacidade para albergar 60 empresas de alguma dimensão.  O responsável adianta ainda que nesta altura “metade do edifício já está comprometido com uma outra empresa gigante estando prevista para Maio a ocupação do espaço por parte dessa empresa.”

O responsável do PACT refere ainda que tem várias ideias para o PACT mas que, para as desenvolver e para atrair estudantes para o Alentejo, “é necessário o apoio dos governantes.”

Acrescenta ainda que por via dos estudantes e da inteligência artificial “é possível trazer empresas de grande dimensão para o Alentejo.”

Na sua opinião “o Alentejo pode-se tornar cada vez mais um polo da tecnologia a nível europeu porque a minha visão do Alentejo vai muito além do Alentejo de Portugal.”

O projeto, com “assinatura” do arquiteto Carrilho da Graça, apresenta 6.100 metros quadrados de área e envolve a construção de quatro novos edifícios, num investimento de “quase nove milhões de euros”.

As novas instalações vão ficar localizadas num terreno contíguo ao atual edifício do PACT, inaugurado em setembro de 2015, após um investimento de 3,6 milhões de euros.

O projeto foi candidatado a apoios comunitários, através do POCTEP – Programa de Cooperação INTERREG V-A Espanha-Portugal 2014-2020 e do programa operacional regional Alentejo 2020, aprovada em 2019.

 

 

 

 

 

Populares