12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

A Batalha de Montes Claros perpetuada em livro pelo Coronel Berger, foi apresentada em Borba (c/som e fotos)

No âmbito das comemorações dos 350 anos da Batalha de Montes Claros, foi apresentado esta quarta-feira, dia 24 de junho, a monografia sobre a Batalha de Montes Claros.

A apresentação decorreu na Igreja das Servas em Borba e contou com a presença do autor da obra, Coronel Berger, Ana Paula Amendoeira, diretora Regional de Cultura do Alentejo, do presidente da Câmara Municipal de Borba, António Anselmo, para além de diversas individualidades.

A Rádio Campanário também esteve presente na cerimónia e falou com o Coronel Berger que referenciou ser uma obra resultante da sua atividade como engenheiro militar, “esta história militar da organização das forças é também associada ao facto de assumirmos a nossa soberania em tempos que eram difíceis”, acrescentando, “causa-me emoção e permite expor o meu ponto de vista, compreendendo como foi naquela altura”.

O Coronel Berger diz ainda que os militares “estão disponíveis a trabalhar com os professores, irem às escolas e mostrar a nossa história e explicar os nossos valores e a importância que tiveram os nossos antepassados”.

Questionado sobre a importância de aprofundar o ensino nas escolas da história de uma região, o Coronel Berger refere que no caso de Montes Claros seria importante “porque é parte da história local, regional e nacional, mas sendo parte da história local mais razões há para lhe dar valor, são as nossas tradições, foram os nossos antepassados”.

O presidente do Município de Borba, António Anselmo salienta que “há várias histórias sobre Montes Claros, mas neste momento esta é extremamente importante, feita há pouco tempo pelo Coronel Berger”, resultado de uma investigação exaustiva em termos de investigação histórica que prova que vale a pena a interligação entre a cultura, o turismo e o exército que permite fazer um livro com esta qualidade”.

Ana Paula Amendoeira, diretora Regional de Cultura do Alentejo salienta que o livro “é uma obra que vem acrescentar valor à nossa memória e ao nosso conhecimento da Batalha de Montes Claros, um ato decisivo da conquista da nossa independência e da nossa identidade nacional e é um dia que temos que comemorar”.

Ana Paula Amendoeira diz ainda que “não nos podemos esquecer que o Padrão de Montes Claros é um monumento de interesse público que está afeto à Direção Regional de Cultura do Alentejo e também temos essa responsabilidade de trabalhar no sentido da manutenção, da memória e do conhecimento e da divulgação deste facto histórico para a história do Alentejo e do país”.

 

Populares