Uma utente da Associação de Proteção aos Idosos de Terena (APIT), no concelho de Alandroal, completou esta sexta-feira, dia 7 de dezembro, 100 anos de vida. Sem descendentes e viúva há seis anos, “há seis meses a esta parte, a Sra. Umbelina Pereira tem sido uma idosa saudável”, segundo declarações à Campanário da sua antiga vizinha e cuidadora, Lina Roma, que a tem acompanhado nos últimos 15 anos.
Lina Roma, contou que na altura em que as duas eram vizinhas “fui lá sempre dar apoio, voluntariamente” e “desinteressadamente”, “as vezes que era preciso”, ainda o esposo de Umbelina Pereira era vivo, explica.
Apesar de ser uma pessoa saudável, a cuidadora refere que “evidentemente tem coisas próprias da sua idade”, como a “mentalidade, as maneiras de atuar, questões de higiene”, das quais Lina Roma cuidava, como o banho, corte de cabelo e serviços de limpeza em casa.
Até há seis meses a idosa centenária vivia em casa sozinha, sendo que quando lhe foram pintar o prédio “caiu cinco ou seis vezes” e na última vez as vizinhas não foram capazes “de lhe parar a hemorragia do braço”, resultando no seu internamento no Hospital de Elvas, durante “dois meses e tal”.
Após este internamento e devido às debilidades físicas e mentais apresentadas por Umbelina Pereira, natural de Terena, a mesma foi encaminhada pelos serviços da Segurança Social para esta instituição, “o que foi muito bom para ela”, diz a antiga vizinha, “porque está na sua terra”. Acrescentando ainda que a mesma “sente-se bem, sente-se feliz e a gente também vê que ela está no sítio certo”.
{gallery}terena_idosacentenaria_18{/gallery}