A CONFECOOP celebrou um Protocolo com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que tem como finalidade capacitar as respostas sociais de creche e Centro de Atividade Ocupacionais (CAO) das Cooperativas de Solidariedade Social para as necessidades decorrentes da estratégia de retoma da atividade, após suspensão provocada pela pandemia.
No decorrer da sessão o Presidente da Direção teve oportunidade de sublinhar a importância deste protocolo e a necessidade de procedemos à sua avaliação num horizonte de 3 meses e aferir a pertinência de reforço do apoio financeiro. Ainda, no decorrer da sessão, a CONFECOOP defendeu, mais uma vez, a importância da valorização dos profissionais que trabalham no setor social e solidário, considerando que esta é uma das atividades profissionais de prioridade máxima e que contou, num período de crise, com uma grande entrega e espírito de missão por parte dos mesmos. A aposta na capacitação e na melhoria das condições remuneratório foram dados como exemplos que enquadram as preocupações da CONFECOOP..
Foram referidos outros assunto, com particular destaque, para a ausência do resposta do Ministério da Educação e os problemas com o financiamento das Unidades de Cuidados Continuados.
A sessão contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, das secretárias de Estado da Ação Social, Rita Cunha Mendes, e da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, .