À semelhança daquilo que acontece na maioria dos municípios portugueses, também em Mourão o executivo municipal aproveita os Fundos Comunitários para lançar novas obras e projetos ou recuperar projetos que estavam na gaveta a aguardar financiamento.
O Município de Mourão viu assim aprovada uma candidatura no valor de 470 mil euros para a construção de uma creche municipal, a única candidatura do Alentejo central.
João Fortes, Presidente da Câmara Municipal de Mourão esclarece a este propósito que esta aprovação “foi muito motivadora.”
Explica que “o aviso dos equipamento sociais abriu pouco tempo depois da tomada de posse” e que se traduziu “numa oportunidade única pois era a primeira vez que estava a abrir para municípios”.
O Município liderado por João Fortes meteu mãos à obra e viu a sua candidatura ser aprovada. Neste momento e conforme nos indica “vamos iniciar o projeto de especialidade e depois contratar um empreiteiro porque queremos ter a obra concluída em final de 2025.”
Segundo o Autarca “esta era uma reivindicação desde há muito , uma promessa antiga e que agora vai ser concretizada” não escondendo o orgulho que isso lhe trás pois assim “ as populações de mourão e aqueles que queremos atrair para lá terão esta resposta à sua medida.”
Apesar do governo querer estender a gratuitidade das creches para já , refere João Fortes, “não me posso comprometer porque as normas de utilização ainda não estão aprovadas e podemos quem sabe concessionar o espaço para exploração de uma IPSS e como sabemos tudo tem custos de funcionamento.”