A Eurobec vê nos fundos de Europeus uma oportunidade de promover projecto de navegabilidade do Guadiana. Irá assim exigir que o serviço ferroviário de passageiros entre Madrid e Lisboa seja retomado “o mais rapidamente possível”
A Eurocidade Badajoz-Elvas-Campomaior, Eurobec, vai promover o projecto de tornar o Guadiana navegável na sua passagem por este território e com ligação ao Alqueva, com o objectivo de alargar e diversificar a oferta turística das três cidades.
Tal foi acordado pelo autarca de Badajoz, Ignacio Gragera, e pelos presidentes das câmaras municipais de Elvas e Campomaior, Nuno Mocinha e João Muacho, respectivamente, no encontro realizado esta semana para fazer um balanço das acções desenvolvidas neste âmbito europeu projetar e planejar novas estratégias para o futuro.
Todos concordaram que os fundos Next Generation representam uma oportunidade para impulsionar o plano de navegabilidade do Guadiana. A ideia de navegar de Badajoz a Alqueva vem de longe e foi uma das propostas que o ex-autarca, Francisco Javier Fragoso, pôs em cima da mesa na sua última reunião com o presidente do Conselho de Administração, Guillermo Fernández Vara, como possível projecto a financiar com os fundos europeus de reconstrução. Agora, vai tentar promover de ambos os países para que seja uma realidade.
Na reunião da comissão executiva da Eurobec, conforme relatado pela Câmara Municipal de Badajoz através de um comunicado, foi também analisada a situação das ligações ferroviárias da Eurocidade com Madrid e Lisboa e foi acordado o seu cumprimento junto dos governos Espanhol e Português para que a circulação de comboio entre Badajoz e o Alentejo seja retomado “logo que possível”.
Foi ainda aprovado o apoio à criação do Centro Ibérico de Energias Renováveis (Ciere) em Badajoz e o início dos procedimentos de lançamento de um Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial para dinamizar o trabalho conjunto do Eurobec. No que diz respeito ao equilíbrio, apesar das restrições da pandemia, os orgãos de governação do Eurobec também aprovaram, a criação do site, a preparação de agendas desportivas e culturais e de materiais para promoção turística conjunta ou o desenvolvimento de 18 micro-acções de cooperação entre grupos de ambas as partes da Raia.
Fonte/Foto: La Cronica de Badajoz