9.7 C
Vila Viçosa
Sábado, Novembro 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

 “A Glória da Invenção” A vida e obra do filósofo estremocense António Telmo: “O livro nasceu assim.” Pedro Martins. 

Hoje foi lançada a obra “A Glória da Invenção” em Estremoz”, que tem como objetivo dar a conhecer a vida, obra e pensamento do filósofo e escritor António Telmo. O evento decorreu no Museu Berardo em Estremoz. 

A sessão começou com a apresentação do livro “A Glória da Invenção – Uma aproximação ao pensamento iniciático” de António Telmo, escrito por Pedro Martins e Risoleta C. Pinto Pedro e recentemente publicado pela editora Zéfiro.  

A apresentação foi feita por Elísio Gala, ensaísta e professor de Filosofia na Escola Secundária do Redondo, e Mara Rosa fez a leitura de alguns excertos da obra. 

Em seguida, António Cândido Franco, escritor e professor da Universidade de Évora, fez uma intervenção sobre António Telmo. 

A programação incluiu também uma mesa-redonda moderada por Pedro Martins, na qual participaram Elísio Gala, Hernâni Matos, Ilídio Saramago, João Fortio, João Tavares, José Capitão Pardal e Paula Capelinha. Nesta mesa-redonda, foram abordadas várias vertentes, incluindo a relação de António Telmo com Estremoz e outras regiões que tiveram um papel importante em sua vida e obra. 

Esta iniciativa resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal de Estremoz e o Projeto “António Telmo. Vida e Obra”. A Rádio Campanário esteve presente e entrevistou os autores do livro. 

 Pedro Martins, coautor deste livro junto com sua esposa, aborda a vida e obra deste ilustre filósofo de Estremoz.  

Como foi a experiência de escrever sobre António Telmo? “Bem, este livro é o resultado de um trabalho longo, que se estende por mais de uma década, de estudo da obra de António Telmo. A sua conceção aconteceu de uma forma um tanto inesperada, porque não estava inicialmente nos nossos planos publicá-lo desta forma, já tinha pensado anteriormente em criar um livro com o título “O Pensamento de António Telmo”, que serviria como uma introdução ao seu pensamento. No entanto, não gosto muito da palavra “introdução”, pois sugere uma simplificação excessiva.”  

O pensamento de António Telmo é desafiante, denso, mas também muito atraente e produtivo. A criação deste livro surgiu de forma um tanto inesperada ao revisitar alguns dos textos que iriam integrar outro projeto, percebemos que já tínhamos ali o embrião de um livro de ensaios. Além disso, tínhamos esses 10 sonetos da Risoleta, que já existiam, e pensávamos em fazer algo em conjunto com eles. Foi assim que surgiu a ideia deste livro…

 

Populares