Beja, 20 de agosto de 2024 – O Comando Territorial de Beja, através dos seus Núcleos de Proteção Ambiental, levou a cabo, entre os dias 12 e 14 de agosto, uma série de ações de sensibilização e fiscalização focadas na segurança em poços. Durante estas operações, foram inspecionados 51 poços, tendo sido identificadas 45 situações em que as regras de construção e proteção não estavam a ser cumpridas.
Entre as normas de segurança que devem ser seguidas, destacam-se a obrigatoriedade de resguardar ou cobrir eficazmente poços, fendas e outras irregularidades no terreno, de modo a evitar quedas perigosas tanto para pessoas como para animais. As coberturas devem ser capazes de suportar uma carga de 100 kg/m². Adicionalmente, os poços devem ser rodeados por paredes com uma altura mínima de 80 cm do solo, ou por uma proteção equivalente, capaz de resistir a uma força de 100 kg.
O não cumprimento destas normas de segurança constitui uma infração punível com uma coima que pode chegar aos 250 euros.
A GNR apela à comunidade para que reporte situações de incumprimento destas regras, seja num Posto Territorial da GNR ou através da Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), contribuindo assim para a segurança das pessoas e dos animais na região.