12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

A I Feira Medieval foi “o mote para a revitalização do Castelo da cidade”, deixado pelos alunos da Escola Secundária de Estremoz (c/som e fotos)

“Vamos recriar a nossa história”, foi o mote da I Feira Medieval de Estremoz, que os alunos do Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural da Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz desenvolveram e animaram o centro histórico, o Largo D. Dinis e os espaços envolventes do castelo da cidade Alentejana.

Este é um evento inédito na cidade de Estremoz, uma recriação histórica do período da Idade Média que teve como objetivo, além da animação da população, transportar os visitantes no tempo, com figurantes a dar vida a personagens daquele tempo e ao mercado medieval.

Os personagens desfilaram pela cidade, com passagem obrigatória pelo caraterístico mercado tradicional da cidade de Estremoz, seguido para a receção do povo aos Reis, logo seguido da abertura oficial da I Feira Medieval, dada pelos arautos devidamente autorizados por suas Altezas Reais.

A Rádio Campanário acompanhou o evento que os alunos desenvolveram, integrado na Prova de Aptidão Profissional, uma prova curricular que estes realizam no último ano do curso, “uma espécie de tese”, como explica o Coordenador do Curso, Professor Barroso.

O Professor Barroso salienta que neste tema escolhido para desenvolver, “escolheu – se um tema comum para todos, foi um tema aglutinador, cada um dos alunos ficou com um tema da Feira Medieval, desenvolveu e o final foi um trabalho conjunto”, acrescendo que este evento “é diferente de todos os que visitámos, esta feira foi uma encenação feita com os alunos e a população que tem como objetivo mandar o isco para que esta área volte a ser revitalizada”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Feira%20Medieval%20Estremoz19maio2014.MP3{/play}

Durante a tarde, decorreram desfiles com música e dança, um torneio medieval e danças de romaria. O “Milagre das Rosas século XXI” foi teatralizado. Paralelamente estiveram abertos os museus municipais da zona envolvente com os artesãos também a dar a sua participação e neste evento.

A I Feira Medieval de Estremoz contou com a participação dos artesãos, com a gastronomia da região e ainda com animação cultural.

Populares