A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) apresentou uma candidatura ao Alentejo 2020 em parceria com o Município de Campo Maior que assumiu a componente nacional para as obras de Requalificação da Fortificação Abaluartada de Campo Maior, Monumento Nacional afeto à DRCAlentejo, num investimento comunitário de cerca de 5 milhões de euros, conforme comunicado enviado à nossa redação.
A cerimónia de inauguração teve lugar este sábado, no Baluarte de São Sebastião, com início pelas 18h00, sendo presidida pelo Secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro e pela Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, com a presença do Presidente do Município de Campo Maior, João Muacho e da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, entre representantes de outras entidades oficiais.
Em declarações Ângela Ferreira, Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, “a intervenção está fantástica, foi muito bem conseguida, estes centros interpretativos são muito importantes para nos recordar todos os momentos associados à memória e à história deste património cultural tão rico que temos aqui em Campo Maior. A construção vai buscar tradições e construções tradicionais, como a questão da utilização taipa, que é realmente é interessante ver como ficou bem conseguida.
Ângela Ferreira refere ainda que estes projetos acabaram por dar um apoio social, pelo realojamento daquelas famílias, que ao mesmo tempo, servirá para alavancar o turismo.
Refere por último, que “estes projetos são muito importantes enquanto elementos de coesão socio-territorial, mas também enquanto âncoras afim de conseguir recolher mais turistas, num ano que não fácil. O turismo nacional aumentou, sendo muito importantes estas intervenções de forma associar a cultura com o turismo”.
Consulte a galeria de fotografias da cerimónia abaixo.