O Museu da Luz vai inaugurar a exposição temporária “A minha aldeia” do luzense Horácio Guerra, no próximo dia 01 de abril, pelas 17h00.
No ano em que se comemora o vigésimo aniversário da nova aldeia da Luz, esta exposição representa uma homenagem comemorativa da antiga aldeia da Luz, resultante de um trabalho persistente e minucioso de Horácio Guerra que, durante anos, recolheu informação de várias fontes até começar a criar a base sobre a qual construiu uma maqueta à escala aproximada de 1/1000, o mais fiel possível, da velha Luz.
Com 5 metros de comprimento por 4 metros de largura, a maqueta integra diversos materiais como madeira, gesso, cortiça, cartão e constitui uma oportunidade para revisitar a velha aldeia da Luz.
Segundo o autor, o conjunto temático, agora presente em exposição no Museu da Luz, “resulta de uma necessidade de preservar e homenagear a memória e a identidade da aldeia” que o viu nascer.
“Foram anos de muito trabalho, mas também de um enorme prazer em deixar um testemunho para as novas gerações e para quem quiser conhecer como era a vida na antiga Luz”, disse.
Horácio Guerra nasceu na velha Luz e em termos profissionais começou por ser barbeiro e mais tarde dedicou-se ao setor da construção civil e ao comércio, entre outros. Homem de mil e um ofícios, é um autodidata que nos últimos anos esteve concentrado em concluir um sonho: a sua maqueta da antiga Luz.
Tem participado desde o início e regularmente na manutenção e montagem das exposições o Museu da Luz.
A exposição “A minha aldeia” fica patente no Museu da Luz a partir de 01 de abril até 2 de junho de 2022. O Museu da Luz integra a Rede Portuguesa de Museus e está aberto de terça a domingo das 09h30 às 13h00 e das 14h30 às 17h30.
Informação – Museu da Luz