Depois de meses de negociações entre as diferentes Forças políticas com assento no executivo da Câmara Municipal de Évora, foram aprovadas na passada quarta-feira, as grandes opções do Plano e o Orçamento Municipal para 2023.
O Orçamento Municipal, de 79,8 milhões de euros, representa um aumento de cerca de 15 milhões de euros face ao orçamento de 2022.
As grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2023 foram aprovados com os votos a favor da CDU e do Movimento Cuidar de Évora, com a abstenção do PS e o voto contra do PSD.
A Rádio Campanário falou com Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora, sobre a aprovação destes documentos essenciais para o dia a dia do Município.
O Presidente da Autarquia começou por referir “nós temos uma dispersão de mandatos na Câmara e ainda maior na Assembleia Municipal e no nosso entendimento isso significa que a vontade da população de Évora foi que as forças políticas negociassem e se entendessem para responder aos problemas de Évora.”
Carlos Pinto de Sá adianta ainda “é isso que temos tentado fazer ”acrescentando “iniciámos estas negociações em novembro, elas foram complexas, longas e difíceis, sendo um processo demorado.”
O autarca salientou ainda “é muito importante ter estas opções do plano e o orçamento aprovados porque estamos num ano que é um ano decisivo para Évora e mesmo para o Alentejo.”
Os documentos serão agora apreciados e votados em Assembleia Municipal, marcada para o próximo dia 28 de fevereiro.