O surto de COVID-19 faz-se sentir por todo o país e o Alentejo não é exceção. No entanto, a região, até agora, é a menos afetada pela pandemia em Portugal Continental, o que leva a que muitos turistas escolham o Alentejo como destino para as suas férias de verão.
Em declarações à nossa emissora, o presidente do Alandroal refere que no concelho tem o “feedback” que o número de ocupações já é algum “face à procura acrescida que a situação de pandemia veio trazer” e que alterou os paradigmas “deslocação de pessoas e os locais que procura”.
Para o autarca, o facto do Alentejo ter “escapado ileso à primeira vaga da pandemia, criou-nos a sensação de segurança de que [os turistas] podem vir para o território e desfrutar dele”, revelando que nos feriados e até mesmo no dia a dia já se nota a afluência de visitantes.
O aumento dos turistas na região “traz uma responsabilidade acrescida pois é preciso que as medidas de segurança sejam muito estruturadas para dar uma resposta adequada a esta procura, quer do ponto de vista económico, quer do ponto de vista da saúde pública”
Quanto ao futuro o do turismo no Alentejo e mais concretamente no Alandroal, João Grilo fala da importância de que a médio e longo prazo “esta procura representasse uma mudança de paradigma real de destinos dos portugueses, descobrindo um pouco mais o país e as ofertas que tem”.
“Gostaríamos é que as pessoas criassem hábitos e ligações ao território e viessem mais vezes, não porque estão a ser pressionados por ser um local mais seguro, mas porque tem qualidade e tem excelência”.