Na sequência do sismo que abalou a Turquia e a Síria no passado dia 6 de fevereiro, e tal como a Rádio Campanário noticiou, Portugal enviou, em missão humanitária, uma Força Operacional Conjunta (FOCON) com valências em Busca e Salvamento Urbano e Emergência Médica, para ajudar e apoiar nas operações de busca e salvamento das vítimas do sismo. O INEM integra esta força com uma equipa de seis profissionais.
De acordo com a nota hoje divulgada na página oficial do INEM, para que os operacionais dos Bombeiros e da GNR possam realizar o seu trabalho de busca e salvamento com maior segurança, bem como para garantir a estabilização das vítimas que venham a ser encontradas e retiradas dos escombros, a equipa do INEM tem por principal objetivo prestar apoio médico aos operacionais da FOCON e às vítimas resgatadas. Acessoriamente, poderá prestar assistência médica à restante população.
A FOCON é constituída por profissionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), da Unidade de Emergência, Proteção e Socorro (UEPS) da Guarda Nacional Republicana, do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa e do Instituto Nacional de Emergência Médica, num total de 52 operacionais e 6 cães.
Esta missão decorre do pedido de assistência internacional formulado pelas autoridades turcas, estando integrada no esforço de resposta no âmbito do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.
Fonte/Fotos: INEM