Decorreu esta quinta-feira, dia 8 de fevereiro, em Portalegre, uma Conferência Internacional subordinada ao tema “Qualificação, Emprego e Desenvolvimento Territorial: Novos Desafios”, organizada pelo IEFP, IP e pela CCDR do Alentejo.
À RC, António Dieb, Presidente da Agência para o Desenvolvimento e Coesão (ADC), afirma que a maior preocupação é a “melhoria da qualidade de vida e a satisfação das populações”.
A conferência surge no sentido de “perceber aquela que é a nossa realidade e a evolução recente que tivemos”, para assim se perspetivarem “as linhas definidoras de política pública” que condicionam as dinâmicas de desenvolvimento territorial.
Não visando encontrar soluções, a conferência internacional a decorrer os dias 8 e 9 de fevereiro, pretende “identificar um conjunto de preocupações, limites e perspetivar ações concretas de futuro”.
A qualidade de vida das pessoas na região Alentejo, sofreu uma melhoria especialmente nos últimos 10 anos, aponta, tendo a região “um papel relevante naquilo que seja a continuidade de um desenvolvimento”.
Para que tal se verifique, António Dieb afirma que “importa manter esse caminho, e identificar elementos dos quais podemos tirar vantagens e impactos positivos”.