O Padre Manuel José Marques, Presidente do Centro Social e Paroquial do Sagrado Coração de Jesus em Campinho, Reguengos de Monsaraz, afirma que os 39 utentes nas valências de Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) e Centro de dia já fizeram o teste para a COVID-19. Este procedimento surge no seguimento de duas técnicas do centro terem dado positivo no teste ao novo coronavírus.
Relativamente à desinfeção do lar o Presidente do centro explica que o Presidente do Município de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, já tinha tudo preparado para começar a desinfeção dos lares e optou por iniciar no centro de Campinho. Esta desinfeção iniciou-se na tarde de ontem, 2 de abril, e na manhã de hoje. Isto porque “a desinfeção tem de ser feita em duas partes, a parte geral e a parte dos dormitórios e quartos que tem de ser feita de dia quando os idosos não estão”.
Após a realização dos testes e a desinfeção do local, aguardam agora pelos resultados para saber se algum dos utentes está infetado. No entanto, refere que “nenhum utente tem patologias diferentes daquelas que costumam ter habitualmente e portanto não nos dão a entender que possa haver algum deles que esteja infetado e isso dá-nos alguma segurança”. Mas só haverá certezas aquando da chegada dos resultados.
Quando estes surgirem também já existe um plano pensado entre o Presidente do centro e o Presidente do Município, caso haja necessidade. “No Plano Municipal de Proteção Civil já há espaços preparados com camas e se for necessário poderemos mudar as pessoas, ou os que estão infetados ou os que não estão, de acordo com o que forem as medidas de segurança e de saúde”.