Em entrevista à RC José Calixto, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), explica como tem sido feita a gestão da pandemia que se vive por todos os municípios do Alentejo Central.
O Presidente afirma que cada território está a ser gerido pelo seu poder local e vê isso como uma vantagem pois cada um “estando próximo das populações saberá em cada momento o que é correto fazer para a defesa dos problemas e das populações”.
No entanto, refere que tem havido uma “concertação de medidas” quanto ao que se deve fazer. As medidas tomadas em conjunto pelos municípios estão relacionadas com o apoio às pessoas e empresas e também tem sido tomado “um conjunto de medidas que implicam uma atuação em termos municipais significativo para despesas imprevisíveis que estão a ser tomadas por todos os municípios”, explicando que todos estão cientes de que é tempo de ajudar as populações e de as “salvarmos de uma pandemia”.
“É natural que as coisas sejam difíceis para todos, mas as instituições e o país estão a responder com uma solidariedade tremenda. Realço a grande capacidade que em Portugal todos estamos a ter para nos auxiliarmos e para termos uma perspetiva solidária num problema de grande dimensão”.