A Câmara Municipal de Alandroal lançou um concurso público para recuperação do espaço envolvente à Biblioteca Municipal, com adjudicação da obra prevista para breve.
A obra da Biblioteca de Alandroal foi iniciada em 2005, tendo sido interrompida em 2007 e encontrando-se atualmente, por concluir.
Mariana Chilra, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, falou à Rádio Campanário sobre este concurso público, destinado ao espaço exterior envolvente da biblioteca, assim como da conclusão da mesma.
A autarca afirma que, já ter sido feito o levantamento e que “já estamos a preparar também o investimento” para a conclusão do edifício da biblioteca, e que, desta forma, após conclusão da envolvente, vai-se “seguir naturalmente a conclusão da nossa biblioteca”.
A requalificação do espaço envolvente, que “prevê a requalificação em termos de saneamento, em termos de águas”, “tem candidatura aprovada a fundos comunitários”, diz a autarca, avançando que tudo o que o puder ser, será feito pelos funcionários municipais.
As propostas apresentadas no âmbito do referido concurso público, encontram-se para apreciação, não se conhecendo ainda a proposta mais baixa. Contudo, a autarca avança que o valor de lançamento do concurso é de 500 mil euros, rondando as mesmas esse valor. A perspetiva do município, diz, “é que as propostas venham abaixo disso”.
O valor total inicialmente previsto para a conclusão do edifício da biblioteca, contemplava o espaço envolvente. Esse valor encontra-se agora reduzido para 150 mil euros, uma vez que os arranjos urbanísticos agora realizados com investimento candidatado a fundos comunitários, estavam incluídos “no valor final para a conclusão da biblioteca”.