A Santa Casa da Misericórdia de Borba comemora 490 anos, neste não de 2014, que assinalou no passado sábado, 22 de março, o primeiro dia das comemorações deste “grande aniversário”, no Palácio Silveira Menezes.
A Sessão Solene de Abertura das Comemorações teve início pelas 11h da manhã, com a presença da Comissão de Honra e mais de uma centena de convidados, que se juntaram a este dia de festa para a instituição.
A Rádio Campanário esteve presente na abertura da Sessão Solene e falou com o Presidente da União das Misericórdias, Manuel Lemos, que salienta “Escrevem-se memórias das Santas Casas da Misericórdia” afirmando que “há 490 anos não houve nenhum estado na Europa como o conhecemos hoje e aqui em Borba, homens e mulheres já faziam parte das Misericórdias e faziam o bem sem olhar a cor, a credo, ao rendimento, a opções políticas, a tudo, é um trabalho que nunca termina e é o que faz com que as pessoas o reconheçam.”
Manuel Lemos acresce ainda que a Misericórdia de Borba tem “uma equipa nova, muito dinâmica que introduziu técnicas de gestão diferentes mas que nunca perdeu o sentido da missão e isso produz resultados”.
{play}http://www.radiocampanario.com/sons/mauel%20lemos%20misericordia24marco2014.mp3{/play}
O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Borba, Caetano Gazimba, mostrou-se “muito satisfeito”, dizendo à Rádio Campanário que “faz este ano 490 anos que esta Misericórdia tem vida, sempre com o objetivo de estra no apoio dos que mais necessitam”.
Caetano Gazimba assevera, “estou nesta Misericórdia vai fazer 14 anos e desde que cá cheguei com a minha equipa a evolução está à vista de todos”, acrescendo que” hoje já tem mais três lares, uma oficina do idoso e um pavilhão multifunções em construção, com 140 funcionários, somos a maior entidade empregadora do concelho”.
{play}http://www.radiocampanario.com/sons/provedor%20s.casa%20borba24marco2014.mp3{/play}
Apresentado também foi o concurso “À Descoberta da Misericórdia”, destinado às crianças do Agrupamento de Escolas de Borba, seguido da Missa Solene das Comemorações.
Durante a tarde, pelas 15:30h, teve lugar na Igreja Matriz de Borba um concerto, com a presença de mais de uma centena de músicos da Academia de Música e Dança do Fundão.