Integrado nas comemorações do seu 490º aniversário, a Santa casa da Misericórdia de Borba promoveu, sábado, 12 de abril pelas 14h30, o colóquio “História e Património das Misericórdias”, no Cineteatro de Borba
O evento contou com a participação de Ana Paula Amendoeira, diretora Regional de Cultura do Alentejo, Mariano Cabaço, responsável pelo Gabinete do Património Cultural da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), Maria Antónia Lopes, da Universidade de Coimbra, e o historiador João Simões.
Para assinalar o início do colóquio, a tuna da Universidade Sénior de Borba apresentou algumas canções do seu reportório.
A Rádio Campanário acompanhou a iniciativa e falou com o vice-provedor Rui Bacalhau, que contou estarem planeados 13 colóquios, o primeiro sobre património, o segundo sobre a importância das Misericórdias e o terceiro sobre economia social e empreendedorismo.
Rui Bacalhau referiu a esta Estação Emissora que tem havido um cuidado muito especial com o património, “recuperámos o património religioso, património urbano, equipamentos sociais”, acrescentando “o património agrícola e industrial é um alimento de peso para a instituição”.
O vice-provedor acrescenta “a Misericórdia de Borba trabalha para a qualidade, trabalha para responder socialmente às pessoas e essa resposta tem que ser com qualidade e melhor do que o dia anterior, o nosso lema é qualidade no serviço”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/ruibacalhau14abril14.mp3{/play}
Ana Paula Amendoeira, directora Regional de Cultura do Alentejo em declarações à Rádio Campanário, referiu que “as Misericórdias têm um património cultural de enorme importância e grande parte dele é classificado e além da missão social têm também a missão cultural e patrimonial”.
A governante acrescenta, “têm estado a fazer um trabalho muito importante, de boas práticas na área de conservação, na salvaguarda do património cultural”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/diretora_cultura14abril14.mp3{/play}
As comemorações incluíram, a finalizar, um concerto de música clássica, pelo Ensemble Adsonare, na Igreja da Misericórdia de Borba.