A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo acordou com os quinze município que a constituem, reduzir as emissões de CO2 com a diminuição do consumo elétrico.
Com este acordo serão implementadas medidas de melhoria da eficiência energética, promovendo um ponto de equilíbrio entre os níveis de iluminação necessários e o máximo de economia, fomentando uma iluminação eficiente e adequada e reduzindo o consumo de energia elétrica e as emissões de CO2 associadas.
Segundo a informação que nos chegou, a despesa anual com energia elétrica dos 15 Municípios do Alto Alentejo ultrapassa os 5,2 milhões de Euros.
O consumo de energia está na origem de 80% das emissões de gases com efeito de estufa na União Europeia (UE). Concludentemente, reduzir as emissões de gases com efeito de estufa implica um menor consumo de energia e uma maior utilização de energia limpa.
Em declarações à Rádio Campanário o Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Armando Varela, disse-nos que para a redução de emissões de CO2 e para a redução da fatura, foram escolhidos dois vetores de intervenção, “a aplicação de tecnologia led” e “introduzindo os armários reguladores”.
No entanto Armando Varela afirmou que “a solução para reajustar a fatura, não está em desligar as luminárias”:
{play}http://radiocampanario.com/sons/varela_lus_alto_alentejo_19set.mp3{/play}