A Câmara Municipal de Elvas vai apresentar, às entidades competentes, uma providência cautelar para tentar impedir a entrada em vigor da medida que prevê o aumento do preço do tratamento de lixo para 2013. A decisão foi tomada pela Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, que calcula um aumento da tarifa de 15 por cento em relação ao ano transato, ou seja, 31,16 euros por tonelada de resíduos tratados. A autarquia elvense foi informada da decisão no passado dia 21 de fevereiro, pela empresa Valnor, que é a responsável pela recolha e tratamento de lixo no Alto Alentejo.
À Rádio Campanário, o vice-presidente da autarquia raiana, Nuno Mocinha, referiu que o aumento não se coaduna com a realidade portuguesa e por isso serão encetadas as ações necessárias para evitar a tomada de decisão do Governo Central. Na opinião do autarca, a ação tem em vista preparar uma futura privatização da empresa gestora.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/cm%20elvas%20lixo_16marco.MP3{/saudioplayer}
Os municípios da área de intervenção da Valnor detêm 49 por cento do capital da empresa, sendo que os restantes 51 por cento estão na posse da Empresa Geral de Fomento.