Celebram-se neste ano de 2024 os 10 anos da classificação do cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade.
Para assinalar 0 10º aniversário desta inscrição, o Município de Serpa e o Museu do Cante Alentejano apresentam o concerto único “EnCanto Sinfónico” no Coliseu dos Recreios em Lisboa, no próximo dia 3 de novembro de 2024.
O concerto reúne os 11 grupos corais do concelho de Serpa acompanhados por Orquestra Sinfónica constituída pela Banda da Sociedade Filarmónica de Serpa e músicos convidados, com arranjos e direção do maestro Carlos Amarelinho.
Em palco, cerca de 400 participantes vão “cantar o Alentejo” a uma só voz. Um momento único e memorável para festejar a data e mostrar a força e dinamismo desta expressão cultural identitária que, desde 2014, passou a ser de todo o mundo. A iniciativa conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.
Recorde-se que o Cante Alentejano foi classificado pela Unesco a 27 de novembro de 2014, pelo Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade, reunido em Paris (França).
A candidatura foi promovida pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo, E.R.T, em parceria com a Câmara Municipal de Serpa, com o envolvimento das comunidades, dos grupos e dos indivíduos na salvaguarda do seu próprio património cultural imaterial, e incluiu, entre outras, a recolha e análise documental sobre o Cante Alentejano, a recolha e análise da musicografia do Cante Alentejano e a caraterização do Cante Alentejano, dos grupos de Cante e dos cantadores.
Os bilhetes estão à venda na Plataforma BOL.