12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

A Volta a Portugal em Bicicleta regressa 6ª feira ao Alentejo

A 82ª Volta a Portugal em Bicicleta começou hoje com um prólogo em Lisboa e chega ao Alentejo já na 6ª Feira, dia 6 de agosto.

A 2ª etapa da Volta parte de Ponte de Sôr e termina em Castelo Branco, num total de 162,1 KM.

A partida está marcada para as 13.20H e no Alentejo haverá metas volante no Crato (ao KM 42,3) e em Portalegre (ao KM 64,1). No concelho de Nisa, em Monte Palheiros há contagem de montanha.

Em Ponte de Sôr a partida simbólica da 2ª etapa está prevista para as 13:05H, no Campo da Restauração.

São 18 as equipas que vão inundar de cor as estradas portuguesas até à chegada a Viseu, a 15 de agosto, foram apresentadas na terça-feira durante a emissão do programa “Há Volta” da RTP transmitido durante a tarde, em direto da Praça do Império, junto ao Mosteiro dos Jerónimos. Marco Chagas, comentador da estação oficial da Volta, analisou, em pormenor, todos os blocos que compõem o pelotão de 126 homens e detalhou as muitas dificuldades do percurso.

A competição começou esta quarta-feira com o Prólogo lisboeta, um contrarrelógio com pouco mais de cinco quilómetros com partida e chegada na Praça do Império e trajeto na Avenida da Índia com ponto de retorno junto ao viaduto de Alcântara. O desfile individual dos corredores começou às 15h20. O primeiro corredor na estrada foi o britânico William Bjergfelt (Swift Carbon) e de minuto a minuto houve partidas até às 17h25, quando Amaro Antunes (W52-FC Porto) entrou em prova.

Rafael Reis, da Efapel, venceu o Prólogo em Lisboa e é o primeiro Camisola Amarela Santander. Rafael completou o contrarrelógio em 6:10 minutos. O colega de equipa, o uruguaio Mauricio Moreira, ficou na segunda posição, a 11 segundos. Com o mesmo tempo de Moreira ficou o espanhol da Movistar, Luis Mas.

O português tem 29 anos e foi um dos reforços da Efapel para 2021. Já venceu três vezes a Volta a Portugal, em 2016 e 2018.

Diego Lopez (Kern Pharma) foi quarto, a 14 segundos, Mathias Norsgaard Jorgensen (Movistar) a 16 e Samuel Caldeira (W52-FC Porto) ficou a 18 segundos de Rafael Reis. Juri Hollman (Movistar), Tom Wirtgen (Bingoal Pauwels Sauces WB), Aleksandr Grigorev e Gustavo Veloso (Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel) fecham o top 10, ambos a 20 segundos do líder.

Uma das novidades da Volta é mesmo a cidade de Ponte de Sôr. Ponte de Sor é a novidade da 82ª Volta a Portugal Santander que vai para a estrada entre 4 e 15 de agosto. A cidade do distrito de Portalegre será ponto de Partida, a 6 de agosto, da 2ª etapa vincando a presença do Alto Alentejo na prova, numa parceria com os municípios do Crato, Portalegre, Castelo de Vide e Nisa, que, em conjunto, reuniram condições para proporcionar esta oportunidade à região.                                                                                                                 

Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, comenta a iniciativa como uma resposta ao desafio lançado ao território, e a Ponte de Sor em particular. “É com enorme satisfação que podemos reforçar a dinâmica desportiva do nosso concelho com a Volta a Portugal, que dispensa apresentações. Apesar das restrições devido à pandemia, a prova vem acrescentar valor, ânimo e positividade na vida das pessoas”.

Além da autarquia de Ponte de Sor, também os presidentes do Crato e de Castelo de Vide já se pronunciaram, orgulhosos, sobre a presença alentejana na grande festa desportiva e popular de agosto.

Para Joaquim Diogo, da Câmara Municipal do Crato, tem o significado de um regresso. “É um vislumbre do regresso à normalidade, restaura a esperança e renova a fé que temos em ultrapassar a pandemia”.                                                                                                                                                     

António Pita, da Câmara Municipal de Castelo de Vide, congratula-se pela possibilidade de promover o território alentejano e em particular o alto Alentejo. “Um evento como este permite levar à maioria dos portugueses as bonitas paisagens que temos. Encaramos a Volta como um fator promocional extremamente positivo porque é mais uma maneira de dar visibilidade ao Alentejo”.

Com partida em Ponte de Sor, os 162 quilómetros desta 2ª etapa, na sexta-feira, 6 de agosto, vão conduzir a “Caravana” a Castelo Branco e representarão a antecâmara de um fim de semana recheado de dificuldades na Serra da Estrela.

Com https://www.volta-portugal.com/notícias/

 

 

Populares