A equipa da A.XAT Montemor-o-Novo, campeã nacional da 1.ª Divisão e detentora da Taça de Portugal, juntou mais um troféu a um ano de grandes feitos, ao conquistar a Super Taça, numa final em que bateu o Vitória Sport Club, de Guimarães, por 3-1.
A informação foi avançada pela Federação Portuguesa de Xadrez, que dá ainda conta que a Super Taça, primeira prova da época 2022/2023, regressou aos tabuleiros após um interregno de dois anos, motivado pela pandemia do novo coronavírus, e realizou-se em Figueiró dos Vinhos, nas magníficas instalações da Casa da Cultura, ali ao lado da Casa Malhoa, que também alberga o Museu do Xadrez.
As duas equipas deste tira-teimas, que já se tinham defrontado na final da Taça de Portugal, realizada em julho, em Ovar, apresentaram caras novas, que vieram conferir qualidade ao duelo.
A A.XAT apresentou como novidades os grandes mestres Fernando Peralta (Argentina) e Paolo Ladron de Guevara (Espanha) e o mestre FIDE português José Guilherme Santos e colocou o experiente “capitão” e mestre internacional Paulo Dias na quarta mesa.
Já o Vitória surgiu com os reforços David Silva (MI, Angola), na primeira mesa, Bernardo César Maestro (MF, Espanha), na segunda, e Paulo Pinho (MN, Portugal), na quarta, enquanto o jovem mestre FIDE luso Pedro Gil Silva defendeu o terceiro tabuleiro.
O triunfo da A.XAT foi conseguido através das vitórias parciais de Fernando Peralta sobre David Silva, no primeiro tabuleiro, e de Paulo Dias sobre Paulo Pinho no quarto tabuleiro, enquanto se verificaram empates nos duelos entre Paolo Ladron de Guevara e Bernardo Cesar Maestro e entre Pedro Gil Silva e José Guilherme Santos.
Super Taça 2022/2023:
Vitória SC-A.XAT Montemor-o-Novo, 1-3