A equipa de Xadrez A.XAT – Montemor-o-Novo voltou a escrever história no xadrez em Portugal. Desta vez o feito foi a passagem às meias-finais da 41ª Taça de Portugal de Xadrez deixando por terra nada mais nada menos que o GD Dias Ferreiras, o atual Campeão Nacional e grande potência da modalidade em Portugal.
O jogo decorreu no passado dia 8 de junho em Coimbra, sendo que a próxima etapa será a final 4 disputada em Évora nos dias 13 e 14 de julho.
Apesar da A.XAT ter vencido, a partida esteve longe de ser fácil, pois o GD Dias Ferreira apresentou-se com uma equipa muito forte, reforçada com Jorge Ferreira o líder do ranking do xadrez nacional, com o indiano Rao Srinath e com os espanhóis Ivan Gonzalez e Francisco Leon. A A.XAT respondeu com uma armada Ibérica composta pelos portugueses Carlos Dantas (Capitão), Rui Dâmaso e Pedro Rego e pelos espanhóis Manuel Pérez Candelário e Jaime Santos Latasa. O resultado final foi de 3-1 para a A.XAT fruto das vitórias de Jaime Santos Latasa e Pedro Rego e dos empates de Manuel Pérez Candelário e Rui Dâmaso. Destaque ainda para o facto de este jogo representar o regresso de Jorge Ferreira a Portugal em partidas Lentas uma vez que este Grande Mestre português (e para muitos o melhor jogador português da actualidade) tem estado no último ano em nova Iorque.
Acompanharão a A.XAT na final 4 em Évora as equipas da AX Portugal (Lisboa), a Académica de Coimbra e a GD Cavadas (Seixal) sendo que esta última é a única equipa que não pertencem ao escalão principal do xadrez nacional (joga a II Divisão) a estar presente na fase final. O sorteio dos jogos será conhecido em breve.