A equipa alentejana da A.XAT Montemor-o-Novo, terminou no domingo, em São João da Madeira, a sua quinta participação consecutiva num Campeonato Nacional da 1ª Divisão, depois de vencer três edições e obter um título de Vice-Campeão, desta vez, ficou fora do pódio.
Um honroso 4º lugar, com sete vitórias e três derrotas foi o resultado obtido pelos cinco jogadores, Yusnel Alonso Bacallao (Cuba), Alex Garrido Outón (ESP), José Guilherme Santos (POR), Paulo Dias (POR), e Bruno Martins (POR).
De acordo com uma nota publicada na sua página oficial, a equipa adianta que o Grande Mestre cubano Yusnel Bacallao fez a sua estreia em território português, sendo estes os primeiros jogos, depois de quatro anos de paragem devido à pandemia.
Também em estreia, mas num Campeonato Nacional da 1ª Divisão, esteve o jovem sub-20 José Guilherme Santos, com destaque para os dois empates frente aos Grandes Mestres Leandro Krysa (Argentina), e Lelys Duany (Cuba).
O espanhol Alex Garrido Outón, de apenas 17 anos, vestiu as cores A.XAT pelo segundo ano, com destaque para as “tablas” com o Grande Mestre belga, também nascido em 2005, Daniel Darha, que em 2019, com apenas 13 anos, tornou-se o mais jovem jogador de sempre a vencer o Campeonato Belga.
O Mestre Internacional português Paulo Dias, tornou-se este ano, no único jogador a jogar os cinco Campeonatos da 1ª Divisão disputados pela A.XAT – Montemor-o-Novo, com destaque, para o empate, na última jornada com o Grande Mestre espanhol – Daniel Alsina.
Na sua terceira participação em nacionais da 1ª divisão, o jovem sub-20, Bruno Martins completou o quinteto alentejano, terminando este campeonato com um ganho de 10 pontos de ELO.
Após cinco anos de jejum, a equipa da Academia de Xadrez de Gaia conquista o título nacional, com Alan Pichot (Argentina), Daniel Dardha (Bélgica), Leandro Krysa (Argentina) e Sergey Fedorchuk (Ucrânia).
Ferroviários do Barreiro, CCD Corvos do Lis e CA Téssera, que tinham sido promovidos à 1.ª Divisão na época passada, ficaram, respetivamente, em oitavo, nono e 10.º, regressando por isso, à 2.ª Divisão.
Classificação final:
1.º AX Gaia, 26 pontos (28 na soma dos tabuleiros)
2.º GD Dias Ferreira, 26 (26)
3.º Estrelas São João de Brito, 23 (25,5)
4.º A.XAT Montemor-o-Novo, 21 (23)
5.º Assembleia Figueirense, 19 (21)
6.º EP Gaia/Clube de Xadrez, 16 (15)
7.º CX Montemor-o-Velho/CTGA, 15 (13,5)
8.º Ferroviários do Barreiro, 12 (8,5)
9.º CCD Corvos do Lis, 11 (11)
10.º CA Téssera, 11 (8,5).