A empresa pública Infraestruturas de Portugal ordenou, no passado mês de Fevereiro, o abate de dez árvores centenárias naquela que é considerada uma das estradas mais bonitas do pais, o, que liga Marvão a Castelo de Vide.
No entanto, ainda no decorrer da atividade, os trabalhos foram travados por ordem do Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, que terá obtido conhecimento da operação através do deputado socialista Luís Testa.
Com os trabalhos cancelados, foram abatidos 7 freixos e 3 permaneceram intactos.
Vítor Frutuoso, Presidente da Câmara Municipal de Marvão, veio agora a público afirmar que não podem ser colocadas qualquer responsabilidade sobre o município de Marvão caso aconteça algum incidente com as árvores.
Para o Presidente do município as árvores não podem ser recuperadas e se estão em risco de cair deve atuar-se, apelou para esse efeito às autoridades e em particular à Infraestruturas de Portugal, e relembrou ainda que a segurança das pessoas vem em primeiro lugar.
De realçar que devido aos ventos fortes, registado em grande parte da região alentejana nos últimos dias, na região de Marvão caíram algumas árvores centenários, uma delas perto do “Túnel das Árvores Fechadas”.