No sentido de reforçar a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o Governo tem investido no aumento do número de médicos especialistas, que cresceram cerca de 25 %, entre dezembro de 2015 e novembro de 2022.
Trata-se, no entanto, de um trabalho ainda em curso, quer porque ainda não se alcançou a taxa de cobertura que se pretende, designadamente na área dos cuidados de saúde primários, sobretudo em zonas de maior pressão demográfica e localizadas na periferia, quer em resultado das características da atual demografia médica, que tem precipitado o número de aposentações.
Assim, o Ministério da Saúde , com o objetivo de aumentar a resposta do Serviço Nacional de Saúde, vai contratar 254 médicos especialistas, em áreas como a Medicina Geral e Familiar.
De acordo com o Despacho n.º 432-A/2023, de 9 de janeiro publicado em Diário da República, vão ser contratados : 196 vagas para a área de Medicina Geral e Familiar, 24 para a área de Saúde Pública e 34 vagas para a área hospitalar.
Em termos de distribuição por regiões, no que diz respeito à Medicina Geral e Familiar, para a região Alentejo estão prevista a contratação de 13 médicos;
Na área hospitalar está prevista 1 contratação para o Alentejo e no que dfi respeito à Área de Saúde pública prevê-se para o Alentejo a contratação de 4 médicos.
Consulte o Despacho nº 432_A/2023 AQUI